Igreja Velha do Peral (séculos XV a XVII)
Calendário: 12 a 24 de julho de 2021
Este tipo de monumento religioso, isolado, localizado no campo, a alguma distância de qualquer comunidade, e em ruínas, integra, a nível concelhio, um conjunto de outros sítios com as mesmas características como são os casos de Ervideira (Maxiais) dado como o lugar da antiga capela de São Pedro, o sítio O Santo (Alvito da Beira) tido como o lugar da antiga capela de São Lourenço ou o sítio do Espirito Santo (São Pedro do Esteval) dado como o lugar da Igreja Velha de São Pedro do Esteval (CNS 28172).
Objetivos: São objetivos desta intervenção, a execução com base em sondagens arqueológicas manuais: (1) caraterizar o edificado associado ao antigo templo; (2) identificar e estudar do ponto de vista antropológico um conjunto limitado de enterramentos correspondentes à necrópole associada ao templo, que permitam entre outros aspetos balizar cronologicamente a sua utilização; (3) Consolidar as estruturas murárias em estado de ruína para garantir a sua conservação num contexto de valorização pública do sítio.
Localização: Em elevação situada 500m a su-sudoeste da aldeia do Peral e a 100m a norte do IC8, no município de Proença-a-Nova.
Programa: Escavação arqueológica (12 dias).
Equipa de escavação arqueológica: Diretor da escavação: Fernando Henriques ■ Co- diretor: Francisco Henriques ■ Antropólogo: Francisco Curate ■Técnico de Arqueologia: Nuno Félix ■ Participantes (total): 6.
O sítio: O monumento foi identificado, enquanto sítio arqueológico, em 2017. Na altura, o lugar encontrava-se envolvido por pinhal e densa cobertura arbustiva. Na CMP 302, encontra- se assinalado como ruína, num ermo e sem outras construções por perto.
Ao longo dos últimos anos têm sido encontradas moedas nas imediações deste templo que vão, temporalmente, desde o final do séc. XV a 1724. Numa outra ocasião de trabalhos agrícolas “apareceu um esqueleto ainda com cabelo na cabeça” e no lado norte da capela-mor, a cerca de três metros da construção, umas grandes lajes de xisto.
EMERITA, Empresa Portuguesa de Arqueologia, Uni., Lda / Associação de Estudo do Alto Tejo (AEAT) - Rua de Santana R/c do Edifício da Segurança Social 6030-230 Vila Velha de Ródão
altotejo@gmail.com; geral@emerita.pt
+351 935 216 335; +351 961 406 311
Archeological Fields Camps Portugal 2021. All Rights reserved.