Segunda campanha arqueológica de escavação da bateria das Batarias (Séculos XVIII e XIX) – Projeto LDTM

 

Calendário: 5 de julho a 17 de julho de 2021

Objetivos: Na sequência dos trabalhos realizados em 2016 e 2018 esta campanha tem como objetivo concretizar a escavação de toda a área interior da bateria. Além disso, esperamos também oferecer aos participantes a oportunidade de conhecerem a metodologia de escavação desta tipologia de sítios. Para mais informações sobre o trabalho já realizado consulte:

http://www.altotejo.org/acafa/docs/Estudos_e_Trabalhos/O_Forte_das_Batarias.pdf 

Localização: A vila de Catraia, com vista para a ponte sobre o rio Alvito, fica no concelho de Proença-a-Nova, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Programa (Conteúdo do Curso):  Escavação arqueológica (12 dias).

Equipa de escavação arqueológica: Diretor da escavação: Mário Monteiro (mario.monteiro@emerita.pt) ■ Coordenadores de setor e colaboradores: a nomear ■ Participantes (total): 9.

Este trabalho centra-se nas estruturas militares dos séculos XVIII e XIX, nomeadamente a Bateria das Batarias 1, onde se realizou a primeira campanha em 2016. Esta bateria, localizada em encosta, funcionou em conjunto com o forte de Batarias 1 (que ocupa o topo da colina e já está escavado e musealizado). Ambas as estruturas fazem parte de uma Linha Defensiva construída em 1762 durante a Guerra dos Sete Anos e reestruturada no contexto da Guerra das Laranjas. Até à data, esta linha militar tem sido foco de levantamentos arqueológicos e escavações, na bateria da Achada, em Vila Velha de Ródão, e no forte de Batarias, em Proença-a-Nova.